
A todos que lerem esta Bula Pontifícia,
concedo a minha Pia bênção apostólica.
A solicitude e o cuidado pastoral que, pela graça divina, nos foi confiado pela Sé de Pedro, nos impele constantemente a prover o bem das almas e a promover o crescimento da Santa Igreja em todo o mundo. Dentre as várias regiões que nos chamam ao zelo apostólico, a vasta e vibrante cidade de São Paulo, no Brasil, desponta como um campo fértil para a obra do Senhor, onde a fé cristã se desenvolveu de modo admirável e onde a Igreja necessita de uma estrutura sólida para dar continuidade a sua missão evangelizadora e pastoral.
Assim, após cuidadosa reflexão e com o consentimento do Sagrado Colégio dos Cardeais, considerando as necessidades espirituais e pastorais desta porção do Povo de Deus, CONSTITUÍMOS canonicamente a Arquidiocese de São Paulo, elevando-a ao status de sede metropolitana, para a maior glória de Deus e o bem das almas.
Para ocupar o ofício de Arcebispo Metropolitano desta nova Arquidiocese, NOMEAMOS e, por meio desta Bula, instituímos o Reverendíssimo e Eminentíssimo Cardeal Dom Giovanni Battista Rè, que reconhecemos como digno de tal dignidade e responsabilidade, dada sua vida de piedade, prudência pastoral e fidelidade à Santa Igreja. Dom Giovanni deverá, com zelo apostólico, guiar os fiéis desta arquidiocese, confirmando-os na fé e promovendo a unidade no Corpo de Cristo.
Além disso, DETERMINAMOS que a tomada de posse do novo Arcebispo seja confiada ao Eminentíssimo Cardeal Dom Alex Martinez, Penintenciário Apostólico-Mor de Sua Santidade, que deverá acolher o juramento de obediência e assegurar que o novo pastor assuma plenamente sua missão de Arcebispo Metropolitano, em conformidade com as normas da Igreja.
Decretamos, por fim, que esta nossa decisão seja firmada com a força de lei, invocando a bênção de Deus sobre esta nova Arquidiocese e seu novo Arcebispo, e confiando à proteção da Santíssima Virgem Maria e de todos os santos esta nova etapa da evangelização na cidade de São Paulo.
Dada no Palácio Apostólico, na Sala dos Consistórios, sob o nosso Selo Pontifício, neste dia vinte e dois de Outubro, no ano da graça do Senhor de dois mil e vinte e quatro, no primeiro ano de Nosso Pontificado.
+ AUGUSTUS