Decreto Bonus Pastor | Reforma do Seminário Metropolitano São José

 


Dom Ronaldo Skol Júnior
Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Paulo
_________________________

Decreto Bonus Pastor 
Reforma do Seminário Metropolitano São José 
_________________________

“Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão aquele que foi chamado por Deus como Aarão.” (Hb 5,4) A vocação sacerdotal é o chamado de Deus para os homens segundo o coração do Pai, com a missão de entregar-se a serviço do próximo, assim como Cristo se entregou por nós. 

O Seminário tem como objetivo não somente formar os jovens que sentem o chamado de Deus, mas fazê-los buscar a configuração progressiva com Cristo, através da oração, do encontro pessoal com Deus e do abandono da vida secular para a vida consagrada.

Em nossa realidade virtual, como Igreja evangelizadora e missionária, notamos uma profunda crise vocacional, o que torna necessária não somente a reforma do seminário, mas também a busca constante de novas e autênticas vocações por parte de nossos formadores

Tendo isto em consideração, decreto:

Art. 1º O tempo de formação até o sacerdócio deverá ser de no máximo 2 semanas para seminaristas ativos, sendo 7 dias para a formação diaconal e 7 dias para a sacerdotal;

Art. 2° Os formadores têm como obrigação incentivar os seminaristas a concluir suas etapas formativas. Em caso de falta de resposta, o formador deve contatar o reitor ou o arcebispo para uma nova avaliação

Art. 3° Ao ingressar no Seminário, será elaborada uma 'Carta de Ingresso', contendo nome, nick e data de ingresso do vocacionado. Ele será apresentado ao quarto do seminário no Habblet, receberá instruções sobre o traje e a missão que deve usar enquanto estiver na Igreja e a carta deverá ser encaminhada ao arcebispo metropolitano.

Art. 4° Todos os vocacionados devem estar no grupo da Arquidiocese no WhatsApp, salvo exceção concedida pelo Arcebispo Metropolitano

Art. 5° As aulas ministradas no Seminário serão as seguintes, preferencialmente ministradas via Discord:

AULA 1: Introdução geral sobre a Igreja Católica na realidade, a Igreja no Habbo, a Arquidiocese de Belém, a hierarquia, os sacramentos e a missão.
AULA 2: Como responder, fazer leituras e servir como coroinha (librífero) na Santa Missa; Introdução sobre as partes da Missa, as vestes, os objetos, as cores e os tempos litúrgicos.
AULA 3: Presidência da Celebração da Palavra. Aprofundamento sobre as partes da celebração e como utilizar o site do missal romano e outros livros.
AULA 4: Diácono na Santa Missa (Evangelho e Ofertório); Aprofundamento sobre os sacramentos, a hierarquia e os pronomes. A formação sobre acólito (mitrífero, baculífero e turiferário) é opcional, a depender do seminarista.
Após aprovado, ordenação diaconal.
AULA 5: Presidência da Santa Missa. Aprofundamento sobre a liturgia: vestes, objetos e alfaias, cores e tempos (na realidade e no jogo). Aprofundamento sobre uso dos livros litúrgicos, orientação sobre a presidência de outros sacramentos (batismo, confissão e matrimônio).
Após aprovado, ordenação presbiteral.

Os seminaristas serão classificados conforme a aula em que estão. 
A avaliação não deve ser severa demais, pois muito se aprende com a convivência.

Art. 6° Após cada ordenação será elaborada uma 'Ata de Ordenação Diaconal/Presbiteral', a ser postada no site, arquivada nos anais da Cúria e encaminhada para a Congregação para o Clero e para a Educação Católica

Ficam revogadas todas as disposições contrárias a este decreto, que entra em vigor nesta data.

Dado e passado na Cúria Metropolitana de São Paulo, aos vinte e dois dias do mês de setembro do Ano Santo Jubilar de dois mil e vinte e cinco.




Postagem Anterior Próxima Postagem